fbpx
EnglishPortugueseSpanish

Favoritos

Conta

Carrinho

Qual é a utilidade do substrato para as plantas?

Qual é a utilidade do substrato para as plantas

Qual é a utilidade do substrato para as plantas?

Quem tem o hábito de plantar em casa, sabe muito bem que a maioria das espécies exigem uma boa dose de cuidado para que o jardim permaneça florido o ano todo e com folhagens exuberantes. Vários fatores são responsáveis pelo crescimento saudável das plantas e um deles é o substrato. Mas para que serve o substrato exatamente? 

Tudo o que você precisa saber sobre substrato para dar um tratamento melhor para suas plantinhas você encontra nesse post. Acompanhe a leitura até o fim para conhecer um pouco mais sobre essa substância.

O que é substrato?

Para ter um jardim em casa é preciso recriar ao máximo as condições que as plantas teriam na natureza. Na terra natural as espécies encontram diversas substâncias ricas em matéria orgânica e o substrato nada mais é do que a reprodução dessa terra.

O substrato é originado da combinação de alguns componentes que podem ser sintéticos, orgânicos ou minerais. Para ter sua qualidade atestada é preciso que ele contenha macronutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio, três substâncias que possuem bastante relevância na vida vegetal.

Qual a importância do substrato para as plantas?

Qual a importância do substrato para as plantas

Ele é essencial para o crescimento saudável do jardim pois a junção dos componentes presentes no substrato resulta nas propriedades químicas e físicas ideais para o bom desenvolvimento da muda, ou seja, a utilidade do substrato para as plantas está na nutrição que o solo fornece. 

E os benefícios não param por aí! O substrato atua diretamente na estabilidade da planta, no suprimento de oxigênio, água e nutrientes, e ainda auxilia no transporte de dióxido de carbono entre o ar e as raízes, isso significa que, ele tem o poder de deixar a terra mais orgânica viva e fértil para o crescimento saudável das espécies plantadas.

Principais tipos de substrato

Agora que você já sabe para que serve o substrato vamos aos principais tipos. Eles podem ser divididos em inertes e orgânicos.

O substrato inerte contém níveis mínimos de nutrientes, pois seu objetivo é auxiliar na retenção de oxigênio e drenagem do solo. Já os orgânicos são ricos em macronutrientes sendo geralmente composto de diversos materiais orgânicos e adubo.

Os principais tipos de substrato são:

Fibra de coco

Feito a partir da casca do coco, esse substrato auxilia na aeração da terra, ramificação das raízes e retenção de água.

Húmus

Esse é um dos mais conhecidos tipos de substrato e provém da decomposição de microorganismos pelas minhocas. Uma vez formado, ele libera nitrogênio sendo excelente para a preparação do solo.

Vermiculita

Tem origem nos minerais basálticos e sua principal característica é a retenção de água (até 20 vezes o seu peso). Assim como a fibra de coco, é um substrato excelente para aeração da terra.

Tudo o que você precisa saber sobre substrato

Conhecendo a utilidade do substrato para as plantas e quais benefícios tem no crescimento das mudas, resta saber onde conseguir esse elemento milagroso.

Aqui na Tirol Plantas você já encontra o substrato pronto ideal para a sua planta! Acesse nosso site para saber mais.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Tirol Plantas e confira muito mais dicas sobre jardinagem e paisagismo.

Compartilhe
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email