fbpx
EnglishPortugueseSpanish

Favoritos

Conta

Carrinho

Espécies de plantas medicinais para ter em casa

Espécies de plantas medicinais para ter em casa

Existem diversas ervas que ajudam em problemas de saúde e que podem ser cultivadas dentro de casa. Conheça quais são as principais espécies.

Você sabia que a jardinagem pode ser benéfica à saúde? Isso mesmo, a atividade relaxante auxilia na saúde mental bem como alguns tipos de plantas medicinais contribuem para o bem estar físico! Ou seja, não tem motivos para não ter um jardim dentro de casa, já que além de decorar o ambiente esse espaço ainda possui outras funções!

São várias as ervas que ajudam em problemas de saúde e neste post vamos te apresentar as principais que podem ser facilmente cultivadas dentro de casa.

Plantas que ajudam a saúde

É importante ressaltar que as plantas que ajudam a saúde não devem ser usadas como tratamento principal, principalmente quando não há recomendações médicas para isso. Há plantas que possuem sim propriedades terapêuticas comprovadas e promovem uma sensação de relaxamento, calmaria e até mesmo auxilia no desaparecimento de alguns sintomas, mas um tratamento médico sempre deve ser prioridade.

Sendo assim, quando utilizadas com sabedoria e aliadas a um tratamento médico adequado, alguns tipos de plantas medicinais fazem “milagres”. Algumas das principais espécies são:

Boldo

O boldo é um dos mais famosos tipos de plantas medicinais, uma vez que as variações dessa espécie podem proporcionar benefícios para o fígado, estômago e ainda auxiliar em casos de indigestão e gases.

Para ter essa espécie em casa, escolha o vaso ideal que deve ser grande e regar a cada dois ou três dias. O boldo precisa receber luz direta do sol por algumas horas para que se desenvolva bem.

Para usufruir de seus benefícios, amasse algumas folhas e coloque em água com temperatura ambiente. Deixe a mistura descansar por 20 minutos e tome após esse tempo.

Hortelã

Um cházinho de hortelã além de saboroso é extremamente benéfico para a saúde. Essa erva é uma das plantas que ajudam a saúde e podem facilmente ser cultivadas em casa já que é bem resistente a diferentes temperaturas.

O hortelã é recomendado como calmante natural e para aliviar dores estomacais, gases e enjôos. Além disso, o aroma da planta é ótimo para descongestionar as vias respiratórias.

Aloe Vera

Comumente conhecida como babosa, essa é uma das espécies de plantas medicinais para ter em casa, uma vez que ajuda tanto em fins estéticos quanto na saúde. Ela é indicada em tratamento de queimaduras por conta de suas propriedades cicatrizantes e anti inflamatórias.

Alecrim

Além de ser excelente se usada também na culinária, o alecrim também é uma das plantas que ajudam a saúde. O chá dessa erva tem ação anti inflamatória e melhora a digestão. Além disso, o alecrim possui propriedades capazes de aumentar a atenção e até o ânimo.

Erva doce

A erva-doce tem propriedades calmantes e ajuda a aliviar dores estomacais. Além disso, um chá morno dessa erva é altamente recomendado para aliviar cólicas. 

Jardim com plantas medicinais em casa

 Tipos de plantas medicinais: Alecrim

Ter um jardim de ervas em casa além de ser benéfico para sua saúde física e mental é interessante como um espaço de decoração aconchegante para o lar. 

Acessando nosso site você encontra não só as plantas como também todos os acessórios que você precisa para criar o seu próprio jardim.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Tirol Plantas e saiba mais sobre jardinagem e paisagismo!

Leia também: Como trocar minha planta de vaso? Conheça os cuidados básicos

Compartilhe
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email