Se você tem ou quer ter confira dicas para cultivar cactos!
Com o dia-a-dia corrido muitas pessoas não conseguem ter tanto tempo para cuidar de suas plantas e com receio de acabar perdendo as espécies, optam por espécies mais resistentes e que não necessitam de muitos cuidados como o cactus por exemplo.
Lembrando que é sempre importante acompanhar e tentar identificar quando necessário o momento ideal de regar para não acabar deixando-o murchar devido a falta de manutenção.
Como cuidar corretamente de cactos:
Escolha o vaso certo
A primeira das 5 dicas para cultivar cactos diz respeito ao pré plantio da espécie. A escolha do vaso ideal é muito importante, no caso dos cactos dê preferência aos que contenham furos embaixo pois eles facilitam a drenagem. Para plantio em locais mais úmidos, vale a pena apostar em vasos de cerâmica que permitem uma melhor evaporação da água.
Prepare o solo
Existem tipos de substratos próprios para algumas espécies e uma das principais dicas para plantar e cultivar cactos é preparar a terra com o substrato ideal. Adicione a isso uma mistura de terra com areia e cascalho para deixar o espaço do plantio aerado e mais livre para a passagem de água além de evitar o solo argiloso.
Feito isso plante o broto com cuidado e posicione o vaso em um local quente que receba luz direta do sol de quatro a seis horas por dia.
Mantenha-o em local iluminado
Os cactos são plantas que necessitam de bastante luz solar para se desenvolver bem. O ideal é deixar o vaso exposto a luz direta do sol por algumas horas em local aberto. Caso você tenha um jardim dentro de casa, opte por colocar seus cactos próximos a janelas que recebam bastante iluminação.
Intervalo das regas
Mais uma das dicas de cuidados com cactos é se atentar à rega dessas plantinhas. Verifique o solo com frequência colocando o dedo diretamente no substrato; se estiver úmido espere mais alguns dias, caso esteja seco é o momento para regar plantinha.
Replantio
Caso a planta esteja com o desenvolvimento muito lento isso pode significar que ela não tem espaço o suficiente para se desenvolver ou mesmo que o substrato está esgotado, problemas que são facilmente resolvidos com o replantio.
Cuidados com os cactos
Agora que você já conhece as principais dicas para plantar e cultivar cactos já pode começar seu próprio jardim para embelezar a casa. Para encontrar os itens de jardinagem adequados para plantio e brotos de qualidade da espécie, acesse nosso site.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Tirol Plantas e saiba mais sobre paisagismo e cuidados para seu jardim!