Confira importantes dicas para cultivo de sementes para que você tenha sucesso em sua jardinagem!
A produção de mudas de plantas ou flores por meio das sementes não é um bicho de sete cabeças como as pessoas imaginam, só é preciso de alguns cuidados básicos de como plantar semente e realizar corretamente o processo para esse plantio.
Não existe jeito mais prazeroso de começar uma horta, jardim ou até mesmo um projeto de paisagismo, seja ele em locais pequenos ou grandes, do que comprar, plantar e cultivar as próprias sementes.
Dessa forma o processo é acompanhado desde o início e ao surgir o resultado a satisfação é muito maior!
Quer aprender como cultivar sementes para plantação? Acompanhe a leitura deste artigo pois nós da Tirol Plantas separamos algumas dicas para cultivo de semente que você não vai querer perder!
Como fazer o cultivo e plantio de sementes
A primeira das dicas para cultivo de sementes é verificar qual a melhor época para plantio da semente escolhida.
Essa informação geralmente vem descrita na embalagem das sementinhas e é muito importante verificá-la, uma vez que existem algumas plantas que se desenvolvem melhor no verão, enquanto outras podem ser plantadas durante todo o ano. Nas embalagens também é possível verificar data de validade e potencial de germinação, além de outras dicas para ter sucesso com sua sementeira.
Se estiver na época certa você pode começar o processo tranquilamente que as chances de dar certo já aumentaram.
Veja alguns truques de como cultivar sementes e prepará-las para o plantio.
1 – Coloque as sementes de molho
Quando ainda são sementes as plantas precisam de um pouco mais de água do que até mesmo dos nutrientes da terra.
Portanto, uma dica importante de como cultivar sementes para plantação é deixá-las de molho em água com temperatura ambiente por pelo menos uma hora e isso irá ajudar e até mesmo acelerar o processo inicial de brotação. Além disso sempre é bom manter a terra mais úmida após a semeadura, mas sem deixar encharcada, para melhor desenvolvimento das pequenas plantas.
Existem ainda outros tipos de sementes mais duras que precisam de ser escarificadas antes do plantio. Como também há aquelas que dispensam qualquer forma de quebra de dormência.
2- Prepare a sementeira
As sementes podem ser plantadas desde em sementeiras, tubetes e até mesmo em materiais que temos em casa como garrafas, mas é muito importante se atentar nessa hora pois o tamanho do recipiente influencia diretamente no porte da muda.
Vale se atentar no porte da planta para que escolha o recipiente, para árvores e arbustos escolha uma embalagem maiores, já para flores, temperos e as famosas hortaliças que compõem as hortas urbanas, uma verdadeira tendências nas casas e apartamentos a escolha de recipientes menores é assertiva.
Seja qual for o tamanho do recipiente é importante que este tenha furos para drenar a água de forma que não encharque a semente e a mate antes mesmo de brotar.
Outra dica de como plantar sementes corretamente é se atentar àquelas espécies que são sensíveis ao transplante, portanto devem ser semeadas diretamente no local definitivo do plantio.
3 – Plantando as sementes
Com a semente escolhida, a sementeira pronta e atestado a época certa para o plantio, chegou a hora de preparar a terra.
Para isso preencha o recipiente escolhido com terra preparada ou substrato específico para o plantio daquela semente e faça uma pequena cova para depositá-las. Para preparar a terra é recomendável colocar duas partes de terra vegetal, uma parte de esterco de gado (ou composto orgânico) e uma parte de areia de construção. Uma dica importante é misturar bem os ingredientes e peneirar antes de colocar nos recipientes.
Em cada cova deposite de 2 a 5 sementes e as cubra com uma fina camada de terra.
Uma das dicas de como fazer o cultivo e plantio de sementes de forma correta é não seguir o hábito que muitos têm de bater na terra para compactar após plantar a semente, pois isso dificulta o processo de brotação.
4 – Cuidando das plantas
Agora que você aprendeu como plantar sementes é só se atentar ao crescimento das mudas e se preciso transplantá-las para o local definitivo assim que estiverem com cerca de 4 a 6 pares de folhas.
Mais uma dica simples de como cultivar sementes para plantação é regar com um borrifador no período de brotação da semente para não correr o risco de encharcar. Porém certifique que tenha umedecido toda a terra para não ter risco de prejudicar as sementes em desenvolvimento.
Se você ficou com vontade de cultivar uma plantinha, saiba que tanto com as sementes como com todos os materiais necessários no processo de cultivo nós da Tirol Plantas podemos ajudar.
Você encontra materiais de jardinagem de qualidade no nosso site e informações sobre as plantas que você deseja. Acesse para saber mais!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Tirol Plantas e encontre materiais de jardinagem de qualidade!