Saiba como cultivar temperos naturais em casa com essas dicas para fazer uma horta com temperos incríveis!
Já pensou em ter temperos sempre frescos ao alcance das mãos? Essa troca de produtos industrializados por naturais se torna cada vez mais comum, mas muita gente ainda tem receio do trabalho de manter uma horta. Acredite: saber como cultivar temperos naturais é bem mais simples do que você imagina e nós vamos te mostrar!
Se você quer saber como fazer uma horta de temperos de forma rápida e prática, continue a leitura deste post e confira dicas que vão fazer toda a diferença!
Como fazer uma horta de temperos?
A preocupação com a alimentação saudável já não é novidade e se torna parte do dia a dia brasileiro cada vez mais. Prova disso é a pesquisa realizada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo): o estudo mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável.
É claro que os alimentos naturais entram nessa busca pela saúde, por isso não é difícil encontrar casas que tenham horta com temperos. Inclusive, essa já é uma realidade dos apartamentos também.
Se você está se perguntando se é mesmo possível montar uma horta de temperos em apartamento, a resposta é sim! Existem vários aparatos no mercado que permitem esse cultivo tranquilamente e nós vamos te contar mais sobre eles já já.
Para isso, confira essas dicas valiosas sobre como cultivar temperos naturais em casa:
1 – Cuidado com a iluminação
Seus temperinhos precisam de cuidados especiais e um deles é a incidência de sol. Para que eles cresçam bem saudáveis, é aconselhável 2 horas diárias de sol, no mínimo.
2 – Regas devem ser diárias
É essencial regar sua horta com temperos todos os dias, mas cuidado com o excesso de água: a quantidade deve ser medida conforme o tamanho dos vasos. A dica é fazer isso sempre no início da manhã ou final da tarde, evitando o período de muito sol do meio do dia.
3 – Adube sua horta
Os adubos e insumos são muito importantes para corrigir a deficiência natural do solo. A adubação deve ser realizada a cada 30 dias e, já que os temperos serão consumidos por você, o uso de adubo orgânico é indispensável.
4 – Não plante seus temperos muito juntos
Você pode plantar seus temperos em vasinhos separados ou em uma jardineira, só tome cuidado com a distância entre uma espécie e outra, já que cada uma exige um tipo de cuidado. Outra dica importante é fazer a drenagem dos vasos, que pode ser feita com pedrinhas no fundo do recipiente.
5 – Faça uma horta vertical
Aqui está uma solução simples para quem deseja montar uma horta de temperos em apartamento: a horta vertical. Basta criar uma espécie de painel para colocar na parede e espalhar seus vasinhos ou jardineira por ele, tendo os mesmos cuidados que uma horta comum.
O que plantar na horta de temperos?
Não há dúvida de que os produtos naturais trazem milhões de benefícios para a saúde, mas o que plantar na horta de temperos? Existe alguma espécie mais indicada?
A resposta é sim, mas isso varia de acordo com a sua região e o clima dela. Apesar disso, existem alguns temperos que costumam se dar bem no Brasil todo, olha só:
- Alecrim
- Hortelã
- Orégano
- Salsão
- Tomilho
- Cebolinha
- Coentro
- Manjericão
- Pimenta
- Sálvia
E então, gostou dessas dicas? Se você tiver um espacinho sobrando em casa, tente cultivar árvores frutíferas também e fazer um combo de sucesso para a saúde!
Para criar a horta de temperos em apartamento ou casa, você precisa de ferramentas e para isso a Tirol Plantas está aqui! Acesse nosso site e encontre tudo que você precisa para cuidar dos seus temperinhos com muito carinho.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Tirol Plantas e encontre tudo o que você precisa para cultivar seus temperos naturais!