Conheça os segredos de como plantar uma roseira e os cuidados básicos para mantê-la sempre saudável!
Quem não quer ter um jardim colorido e bem perfumado, não é mesmo? Ter uma roseira em casa traz toda a beleza e perfume para o ambiente, mas a flor precisa de cuidados específicos para se manter saudável e bonita.
Quer saber como cultivar roseiras no jardim do jeito certo? Então continue a leitura para conferir as dicas separadas especialmente para você neste post!
Como cultivar roseiras no jardim?
Quando pensamos em ter uma roseira em casa logo vem a cabeça todo o trabalho com o cultivo, mas acredite: não é tão difícil quanto parece e o resultado vale todo o esforço! A flor exige sim um cuidado diário, mas não é nada de outro mundo e, quando bem cuidada, oferece uma beleza singular para o jardim.
Existem muitos bons motivos para você ter mais plantas em casa e a roseira é a opção perfeita, pois une diversos benefícios. Além da beleza indiscutível da espécie, podemos destacar o perfume que ela deixa no ar e quem sabe um novo hobby se você gosta de jardinagem.
Para manter a sua roseira sempre bonita e saudável, alguns cuidados básicos são necessários no momento de plantio e também no dia a dia como forma de manutenção para evitar pragas e a perda de suas flores.
Como plantar uma roseira?
Para começar as dicas de cuidados com roseiras, é importante saber que suas flores podem ser plantadas em diversos lugares, desde vasos até diretamente no solo. Você pode trabalhar todo um paisagismo no jardim, criando cercas vivas com rosas trepadeiras ou ainda criar um belo visual com vasos suspensos.
Dicas de cuidados com roseiras
Apesar da rosa ser um dos tipos de flores mais comuns nos jardins, ainda tem muita gente que não sabe como plantar uma roseira. Se você é uma delas, não se preocupe: nós vamos contar tudo que você precisa saber!
Confira essas dicas de cuidados com roseiras para ter um jardim incrível:
1 – Faça a adubação correta
A adubação é uma parte muito importante para manter a saúde da sua roseira, mas em excesso pode adoecer sua plantinha, por isso tome cuidado. O ideal é fazer o processo na hora do plantio, no início do inverno e no início do verão.
2 – Podas são essenciais
A poda de flores envelhecidas é necessária para que novos brotos possam nascer na sua roseira, assim como a de galhos e folhas secas. Essas podas devem ser feitas sempre que houver necessidade, mas na época do inverno é preciso fazer uma poda drástica para que ela nasça em pleno vigor na primavera.
Na poda drástica você deve retirar os galhos mais grossos e com bifurcação. Pode também fazer as estacas das rosas para novas mudas.
3 – Água é fundamental
A água é fundamental para as roseiras, assim como o sol. Se você tem uma roseira em casa, a dica é regá-la com o sol pleno: assim as flores recebem toda a água necessária e a terra não fica encharcada (coisa que as rosas não gostam).
4 – Escolha a terra correta
A escolha do tipo de terra na hora do plantio faz toda a diferença no desenvolvimento da roseira. Além dos adubos e insumos, é importante saber a preferência das rosas em relação ao solo.
E essa preferência é por solos mais argilosos: o ideal é encontrar uma terra mais pesada, que acumule o suficiente de água sem encharcar, pois a roseira não se dá bem com solos encharcados.
Depois dessas dicas cultivar roseiras será muito fácil! Mas para manter seu jardim sempre incrível é preciso escolher os materiais corretos e de qualidade.
Para isso, conte com a Tirol Plantas! Acesse o nosso site e encontre tudo que precisa para cuidar das suas roseiras sem sair de casa.