Conheça os diferentes tipos de adubos existentes e qual deles é o melhor para a sua plantação. |
Entre os itens essenciais para um bom cultivo de jardins e plantações está o adubo, que é responsável pelo desenvolvimento e longevidade das plantas. Mas como saber qual o adubo ideal para cada tipo de plantação?
O Brasil é uma potência no agronegócio e isso se dá em parte pela excelente adubação das plantações, e apesar de boa parte desses fertilizantes serem importados a utilização correta deles dá destaque ao país nesse quesito.
São vários os tipos de adubos existentes, mas saber onde e quando utilizar cada um deles é essencial para conseguir plantações saudáveis e robustas.
Para te ajudar a entender esse processo separamos algumas informações que te ajudará a entender qual o melhor adubo para sua planta. Continue a ler este artigo e confira!
Tipos de adubos existentes
Segundo a legislação do País os adubos e fertilizantes podem ser classificados em 3 tipos principais, sendo eles:
1. Minerais ou sintéticos
São os mais utilizados na chamada agricultura de larga escala, não sendo recomendado para jardins pequenos e caseiros por exemplo. Esse tipo de fertilizante é mais concentrado sendo rapidamente assimilado pelas plantas.
2. Adubos orgânicos
Outra categoria são os adubos orgânicos que são de origem vegetal e/ou animal. Possui uma menor concentração de nutrientes e por isso o processo de assimilação das plantas pode ser mais lento. A principal função é alimentar o solo bem como aumentar a matéria orgânica do mesmo.
3. Adubos organominerais
Esse é um dos tipos de fertilizantes mais utilizados uma vez que sua composição é uma mistura dos fertilizantes minerais ou sintéticos com os orgânicos.
Geralmente sua composição apresenta quantidades menores dos adubos minerais e maior concentração dos orgânicos.
Os adubos podem ser classificados ainda por seu estado físico sendo em pó, farelado, granulado ou líquido. Esta última opção vem crescendo cada vez mais no Brasil e se mostrando como um dos melhores tipos de adubos existentes atualmente.
Qual o adubo ideal para cada tipo de plantação ?
Como brevemente citado acima, se você quer saber qual o melhor adubo para sua planta, deve determinar o porte de sua plantação e o resultado esperado.
Se você possui um jardim pequeno dentro de casa ou mesmo uma horta caseira recomenda-se o uso de adubo orgânico, pois apesar de ter uma menor concentração de nutrientes eles auxiliam na fertilização do solo e potencializam a retenção de nutrientes minerais e sintéticos a longo prazo.
A questão da baixa quantidade de nutrientes pode ser resolvida misturadas ao adubo pequenas doses de fósforo o que ajuda a fixar o nitrogênio necessário para o crescimento das plantas.
Já se você quer saber como adubar sua plantação que tem um porte maior, vale a pena investir nos adubos e fertilizantes minerais e sintéticos, pois a planta o reconhecerá mais rápido e o resultado não demandará muita espera.
Como adubar sua plantação
Agora que você já conferiu qual o melhor adubo para sua planta está na hora de colocar a mão na massa e adquirir todos os itens necessários para cuidar do seu cantinho verde.
Aqui na Tirol Plantas você encontra tudo o que você precisa para criar e cuidar do seu jardim, desde sementes e adubos até acessórios importantes no processo de plantio. E ainda confere dicas de paisagismo para se inspirar!
Quer ver mais conteúdos como esse? Acesse o site da Tirol Plantas e fique por dentro de tudo sobre o universo do paisagismo e jardinagem. |
Leia também: Tendências do paisagismo para estações de 2020