fbpx
EnglishPortugueseSpanish

Favoritos

Conta

Carrinho

Como trocar minha planta de vaso? Conheça os cuidados básicos

Dicas para replantar corretamente

Conheça os cuidados necessários para trocar uma planta de vaso e realize esse processo sem erros!

As plantas dentro de casa são umas das muitas tendências do paisagismo para 2021,mas essa opção de decoração só permanece bonita quando recebe alguns cuidados específicos. Nessa rotina de cuidados, chega um momento em que só há uma solução para manter a beleza do ambiente: o replantio das espécies. Mas como trocar minha planta de vaso sem prejudicá-la?

Para que você saiba identificar o momento certo e ainda se certificar de quais são os cuidados para transferir plantas de um vaso para outro, nós separamos neste post algumas informações e dicas importantes.

5 passos para trocar uma planta de vaso

Cuidados para transferir plantas de um vaso para outro

É muito importante saber qual o vaso ideal para cada espécie antes de aderir a tendência do paisagismo residencial, mas caso você precise trocá-lo aqui vão algumas dicas para replantar corretamente:

Prepare o vaso novo

Antes de qualquer coisa, é preciso preparar bem a nova casa da plantinha. Uma das primeiras dicas para replantar corretamente é deixar o novo vaso bem limpo. Além disso, com ajuda de equipamentos de jardinagens certos adicione terra ao recipiente tomando o cuidado de deixá-la no máximo a 2,5cm da borda. 

Regue a planta

Um dos cuidados necessários para trocar uma planta de vaso é a rega diária antes do replantio, assim você prepara o solo, deixando-o úmido e mais fácil para remoção sem danificar as raízes.

Remova a planta 

Quando o solo estiver bem úmido e macio é o momento certo para a transferência. Remova a muda com bastante cuidado segurando-a pelo caule e puxando-a de leve. Se ainda assim estiver complicado a remoção, dê leves batidas em uma superfície dura ou em último caso passe delicadamente uma faca em volta da planta para que ela desgrude do solo.

Limpe a planta 

Assim que conseguir remover a muda, um dos primeiros cuidados para transferir plantas de um vaso para outro é limpá-la corretamente.

É normal que a planta saia bastante suja e para limpar remova cerca de um terço da terra envolta nas raízes, isso fará com que ela se acomode bem ao novo recipiente e desfrute completamente do solo novo com mais nutrientes.

Acomode a planta 

Com a muda limpa e o novo local já preparado para recebê-la, chegou a hora de acomodá-la no vaso. Coloque a planta dentro do novo recipiente já parcialmente cheio com o novo solo e complete todo o espaço ao redor com mais terra.

Uma das dicas para replantar corretamente é apertar o solo levemente com a ponta dos dedos para desfazer possíveis bolsas de ar que tenham se formado durante o processo de troca. Após isso você pode ainda bater o vaso suavemente em uma superfície dura para ajustar o solo e estimular o crescimento das raízes.

Ao fim do processo, não esqueça de regar bem a sua plantinha e ela já estará pronta para desfrutar do novo lar.

Seguindo os 5 passos para trocar uma planta de vaso que apresentamos aqui o processo não tem erro e você voltará a ver 100% da beleza da sua mudinha! Em nosso site você encontra todos os itens necessários para esse processo como vasos, itens de jardinagem e ainda mais dicas! 

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Tirol Plantas e saiba tudo sobre as tendências do paisagismo.

Compartilhe
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email